segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Arte Educação ...


Como arte educadora, não poderia deixar de citar algumas palavras sobre o ensino da arte ...
Arte-educação ou ensino de Arte é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.

Sala de ensino, 1820.

Desenho de criança.
A educação em arte, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece na sociedade de duas formas:
assistematicamente através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura, como as relacionadas ao folclore (entendido como manifestação viva e em mutação, não limitado apenas à preservação de tradições);
e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.

A arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular busca oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla.[1]

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 2º que:
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
"A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber"

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana:o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas,pela natureza e nas diferentes culturas.(PCN- Arte-1997)

Ou seja... aquele conceito de que arte era pintura do tio patinhas ou minye (nada contra os personagens da Disney!) com lápis de cor, em papel rodado no mimiógrafo... kkkkkk ... já era a muito tempo !
Achar que professor de artes também deveria encapar cadernos, pintar " blocões " e colar rendinha em armários ! gzuis... misericórdia ! kkkkk
Arte educação é muito mais do que preencher espaços com cores... Posso até dizer que arte educação é ser o espaço e a cor a hora que bem lhe agradar o espirito !
Para quem esta começando, posto aqui uma pequena linha do tempo da história da arte.
by Val...