quinta-feira, 30 de abril de 2015

Livro de colorir para adultos ! a febre do momento...




A grande sensação do mercado editorial no momento é O jardim secreto: livro de colorir e caça ao tesouro antiestresse, da britânica Johanna Basford, lançado no Brasil pela Sextante no final do ano passado. O livro foi o terceiro mais vendido no país em março – mais de 22 mil exemplares no total, 14 mil só na última semana do mês. Trata-se de um livro com figuras impressas pre determiandas onde vc 
Há uma tese que explica isso :é a de que os livros de pintura funcionam como uma espécie de “detox”, uma válvula de escape para rotinas estressantes. “É realmente relaxante porque, ao se concentrar em colorir direito ou na escolha das cores, a pessoa de fato parece esquecer os problemas do dia”, afirma McLaughlin. “Além disso, ainda tem a vantagem de que não dá para colorir e mexer no celular ao mesmo tempo.”
BELEZA É FUNDAMENTAL O sentimento de orgulho ou satisfação por completar a pintura e observar como ficou bonita também é outra explicação possível, já que os livros ativam o circuito de recompensa do cérebro, o sistema responsável pela sensação de prazer. Quando estimulado, ele libera dopamina, um neurotransmissor que provoca o sentimento de bem-estar (veja abaixo). “Mas não são todas as tarefas que ativam esse sistema, que se desenvolveu ao longo de milhões de anos para nos impelir a realizar ações úteis para a autopreservação e a preservação da espécie, como se alimentar e se reproduzir”, explica o neurologista Marino M. Bianchin, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Tudo o que envolve trabalho manual ou arte também estimula a criatividade e a concentração. Quando se trabalha com cores, o resultado é ainda melhor, já que elas podem provocar diversas sensações, como calor, frio e tranquilidade. Bianchin explica que isso é herança dos nossos ancestrais, que de tanto ver fogo, por exemplo, passaram a associar o vermelho ao calor.
Mas, embora causem uma sensação de prazer e bem-estar, os livros não podem ser encarados como terapia, conforme explicam os arteterapeutas Ana Carmen Nogueira e Alexandre Almeida. “Na arteterapia, há um assunto específico a ser trabalhado, e usamos diferentes linguagens, como pintura ou desenho, para que a pessoa possa se expressar”, diz Almeida. “Os livros de colorir não são terapia, mas são relaxantes porque ajudam a proporcionar um momento de pura concentração”, completa Ana Carmen. Ou seja, os livros podem até funcionar como um analgésico para situações de stress, mas não têm nenhum poder milagroso para curar problemas como depressão ou ansiedade – a não ser que você seja dono de uma editora e esteja faturando muito mais que o previsto graças à nova moda. 
AO VIVO E EM CORES > Entenda por que colorir causa sensação de relaxamento

 (Foto: divulgação/ Editora Sextante)
1. Ao observar que o desenho pronto ficou bonito, o sistema límbico do cérebro é ativado. Ele é responsável pelo controle de nossas emoções e tem papel importante na regulação do stress.
2. Dentro desse sistema, uma parte específica é responsável por proporcionar sensações de prazer: o circuito de recompensa. Ele começa na área tegmentar ventral (a), que transmite impulsos elétricos para o núcleo accumbens (b), parte central do circuito de recompensa. De lá, os impulsos seguem para o córtex pré-frontal (c), a parte responsável pelo planejamento de atividades.
3. Como não há contato físico entre os neurônios, os impulsos precisam de uma “ajudinha” para ser transmitidos de uma célula para outra. Essa ajuda é a dopamina, um neurotransmissor que transforma o impulso elétrico em sinal químico, possibilitando a transmissão. É a liberação da dopamina que causa a sensação de prazer.

Agora que tem a explicação lógica da coisa toda, vamos ao que interessa ! Nem todo mundo tem condições de adquirir o livro, então faça o seu personalizado. Imprima os desenhos abaixo em folhas se sulfite pedindo a configuração imprimir em A4 ( folha toda ) Depois é encadernar como desejar e prontinho. Pinte no capricho que a terapia é certa !
Se desejar visite a página da Joana que tem um trabalho lindo lá !Olha que lindo ! by Joana

















Uma mais lindo que  outro neh !
Visite estes links e imprima outros modelitos bem legais !

Casa de Colorir

nathaliakalil

Famous

coloring

4coloring

supercoloring

desenhos.colorir.

coloring4all

thecolor

coloring

Apaixonada...
#terapiadodia
By Val

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Macarrão salada de abobrinha !


Porção para 3 pessoas
Ingredientes
1/2 pacote de spaguete cozido
1/2 xícara de amêndoas picadas manteiga 3 colheres de sopa de Tamari ou molho de soja 1 colher de sopa de mel 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado Suco de limão 1 colher de sopa 1 colher de sopa de água sal e pimenta 1/4 xícara de amendoim picado 3 abobrinhas pequenas fatiadas sem semente 3/4 xícara picada cebolinha 2 colheres de chá de sementes de gergelim branco coentro fresco picado (opcional) Instruções :Misturar a manteiga de amêndoa, tamari ou molho de soja, mel, óleo de gergelim, suco de limão, água, sal e pimenta em um processador de alimentos, em seguida, pulsar até ficar cremoso. Transfira para uma tigela pequena. Lave o processador de alimentos e seque. Adicione as amêndoas ou amendoins e pulse até ficar picadinho, tomando cuidado para não moer em virar pó. Coloque o macarrão de abobrinha em uma tigela média com a cebolinha. Como esta receita é americana e lá a abobrinha deles é diferente da nossa, eu passei a abobrinha levemente na manteiga para dar uma fritada e deixar ela " al dente ". Adicione o molho de manteiga de amêndoa e as amêndoas ou amendoins, e misture bem. Cubra com sementes de gergelim, amendoim picado extra, e coentro picado e sirva imediatamente.A receita original pede dois couve-rábano ( não descobri a tradução para isso ) em vez de abobrinha. Você também pode usar pepinos. Pouquissima caloria e super saboroso...........#ficaadica ...By Val

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Escultura elemento artistico com reaproveitamento de livros ... uau !

Eu não pesquisei sobre estas esculturas, mas o elemento artistico é notavel e de uma sensibilidade infinita. Além do capricho em esculpir, cortar e colar pedaço por pedaço.
Simplesmente amei isso !
Vem conferir que legal !











Dá pra ter uma idéia de como foi montado e do reaproveitamento da parte interna de livros.
Eu usaria a velha barsa que doei , para montar um desses !
Ia ficar bem legal neh !

Criatividade é tudo...
#ficaadica
By Val

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Bolinho de ovitos show ! pro feriadão =)

Estes pequenos mimos de forma são super fáceis de fazer, exigem ingredientes mínimos, e pode ser feito em 15 minutos. Você pode ser criativo com o recheio acrescentando salsa, carne , legumes ... ou o que seu coração desejar ! a regra é reaproveitar tudo ! vem conferir

Pique tomates
manjericão
abobrinha

 Vc pode usar tbm:
pedacinhos de queijo
carne moida
frango desfiado
peito de peru
restinho de frios
enfim... ouse !

Bata 3 ovos com oregano , sal e pimenta do reino .
Uma pitada de queijo ralado é opcinal



Se a forminha não for de teflon, unte com um pouco de azeite ou manteiga.
Distribua o recheio nas forminhas


Complete cada furinho com o ovo ate em cima

Leve ao forno para assar...
Por volta de 15a 18 minutos...
ou dependendo do seu forno 
fique de olho pra não queimar

Precisa só de um pão francês fresquinho !
ENJOY !!!!


#fimdesemanacomferiado
#agradarafamilia

Capricha e volta pra contar !
By Val


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Bordadinho basico com fita...

Essa técnica deve ter um nome, mas eu desconheço. Achei muito bacana e peguei nas andanças pelos sites chinocas.
Não tem o pap, mas visualmente dá pra entender certinho como fazer a flor com a fita !
Para as bordadeiras de plantão ! olhem so que  super mimo isso !
To aqui pensando naquele casaquinho de frio em lã da bebezinha ! bordadinho na lapela com fitas em tom pastel ! um mimo mesmo...
Vem conferir !

com uma petala ou com várias...
fica muito delicado !


Dobrando a fita ou enrrolando ela, 
o resultado final é divino !
Delicado e sutil de acordo com a peça...
Eu amo cores em pastel, então acho que fechamos em alta com uma flor dessas !

#ficaadica
Bordadochinoca

By Val

terça-feira, 14 de abril de 2015

Coração de papel vira envelope ! um mimo...

É facinho e fica um mimo !
Use o formato do coração e arrase...



Fácil demais !
Nem precisa escrever nada neh ?
Bora guardar o modelito para qualquer ocasião !

#ficaadica
By Val

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Enquadrando e dispondo sua capa bem legal !



Parece uma bobeirinha, mas faz toda diferença no final do trabalho.
A moldura ou o enquadramento das peças no álbum de cartonagem são de suma importância na estética do trabalho.
Confiram algumas sugestões de enquadramento.



Parece fácil neh ?
E eh !
Esteticamente falando....
Mas tem o pulo do gato claro ....
Confere abaixo as sugestões:


O Título sempre fica em evidencia , e  a disposição das peças devem ser estudadas e estabelecidas antes da colagem final.
Sempre que ficar na duvida, faça um rascunho e analise as peças e a disposição.
Só depois de explorada as possibilidades que vc deve fechar seu álbum na cola.
Super neh ?




E tantas outras idéias de disposição e enquadramento bem bacana !
#ficaadica
By Val

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Receitinha de papel maché !



Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários e decorativos, entre outras.
A arte do papel machê se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e India.
Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na execução das famosas máscaras do Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.

Receita da massa de papel machê

  • Meio balde de papel picado; ( papel jornal, papel reutilizáel, caixa de ovos...)
  • Água;
  • Bacia e balde;
  • Peneira ou escorredor;
  • Liquidificador ou pilão;
  • 200 g de cola branca;
  • 2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
  • 1 colher de sopa de gesso comum;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 tampa de vinagre.
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum, até ficar uma massa homogênea. Finalmente, juntar à massa duas colheres de sopa de cola de farinha de trigo, para que ela não fique partindo.
A cola de farinha é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água, até engrossar como mingau.
A reutilização de caixa de ovos para essa receitinha fica perfeita ! Uma massa bem lisinha e fina super legal de se trabalhar.


Agora pensa nas possibilidades !
pintura com gouache ou tinta acrilica e uma demão de verniz para garantir ,
 terminam a peça com excelência !

Bora conferir...













Super neh ?
Guarda as caixas de ovos ai !
Joga nada fora não ...
A natureza agradece e o planeta tbm !

#ficaadica
By Val


Arquivo do blog